Aguarde...
Avançar para o conteúdo

5 coisas que o candidato não deve acrescentar no resumo de qualificações profissionais 

    O resumo de qualificações é uma das principais partes de um currículo, pois possui grande importância para quem está analisando o currículo. Além disso é também nesse espaço que o candidato deve expor suas características importantes para então concorrer a vaga em questão. Entretanto, é sempre bom estar atento para não cair em armadilhas que pode acabar prejudicando a funcionalidade do CV. 

    Portanto, há 5 coisas que é importante serem evitadas de serem postas no resumo de qualificação de qualquer currículo. No entanto, são poucas as pessoas que conhecem essa informação. 

    1. Hobbies 

    Os Passatempos e Hobbies normalmente não são informações que devem ser postas nesse campo. Além disso o espaço disponibilizado para o resumo de qualificações costuma ser bem pequeno. 

    Portanto, o ideal é expor somente as informações que venha somar positivamente com seu currículo. É bem provável que o entrevistador não selecione você porque possui uma coleção de selos, por exemplo. 

    Entretanto, se mesmo assim desejar citar seus Hobbies, não utilize o resumo de qualificações para isso. Você poderá citá-los ao fim do currículo na parte direcionada a atividades extracurriculares. No entanto, é importante também citar os Hobbies que irá somar com o objetivo mencionado acima. 

    Exemplo: quando o candidato pratica meditação ou yôga e está concorrendo a uma vaga de telemarketing, ele provavelmente terá uma vantagem a frente dos demais praticantes. Através dessa prática o candidato mostrará que possui maior capacidade de concentração. 

    Coisas que não se deve colocar no resumo de qualificações profissionais

    2. Experiências Irrelevantes 

    Não é recomendável ficar citando em seu currículo pequenas experiências adquiridas. Portanto, é importante evitar mencionar experiências que acabam sendo irrelevantes conforme o objetivo mencionado. 

    Vamos supor que o candidato tenha trabalhado como garçom em uma pizzaria, mas nesse momento está à procura de uma vaga como auxiliar contábil. Portanto, essas informações não são importantes para serem citadas. 

    3. Informação Pessoal 

    Esse tipo de informações deve ser citado somente quando o candidato estiver concorrendo a uma vaga de modelo e for solicitado anteriormente que o candidato forneça essas informações. Entretanto, se não for solicitado, não é bom colocá-las. 

    • Cor dos olhos 
    • Altura 
    • Peso 

    Portanto, não as mencione em nenhuma área do currículo. 

    4. Textos muito grandes e cansativos 

    Vale lembrar que isso é basicamente um resumo e a meta é chamar a atenção do recrutador, pois esses profissionais acabam lidando com milhares de currículos todos os dias. 

    Dessa forma o candidato deve utilizar pequenas frases, a fim de simplificar o trabalho do recrutador e assim elevar suas chances. 

    5. Experiências muito antigas 

    Vivências muito antigas acabam não agregando valor para a vaga concorrida e por isso não são importantes para serem mencionadas. Portanto, não adianta mencionar trabalhos onde utilizava-se tecnologias já ultrapassadas atualmente. 

    No entanto, antes de mais nada o ideal é fazer uma análise se seu objetivo é deixar seu currículo grande para causar uma impressão positiva em termos de experiência. 

    Entretanto, o indicado é sempre ser o mais exato possível em relação a suas qualificações e experiências profissionais. Boa sorte!