Atualmente diversos jovens tem o sonho de dar início em sua jornada profissional desde cedo, entretanto isso não é uma tarefa fácil.
E foi por esse motivo que o Programa Jovem Aprendiz surgiu, com o objetivo de disponibilizar oportunidades para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho.
Na maioria dos casos alguns recrutadores costumam selecionar pessoas que estejam mais preparadas, e é por isso que alguns jovens acabam se perdendo na hora de conseguir sua primeira chance no mercado profissional.
Sendo assim, se você é jovem e sonha em entrar no mercado de trabalho é importante saber que antes de mais nada você deve se preparar e buscar oportunidades através do programa de aprendizagem.
Antes de mais nada, o Programa Jovem Aprendiz Surgiu através de uma iniciativa do Governo Federal, e atualmente já ajudou diversas pessoas.
Qual a funcionalidade do Programa Jovem Aprendiz?
O principal objetivo do Programa Jovem Aprendiz é fazer com mais jovens ganhem espaço no mercado de trabalho.
Vale lembrar também que a Lei de Aprendizagem exige que empresas de médio e grande porte tenham de 5% a 15% de jovens em seu quadro de funcionários.
O Programa de Aprendizagem também garante que os jovens tenham um aprendizado teórico e prático para poderem se adaptar e aprender com os profissionais a maneira certa de atuar no mercado profissional.
As aulas teóricas acontecem em instituições de ensino como SENAI, SENAC, ESPRO, CIEE, etc.
Assim que o jovem é selecionado o próprio recrutador define um profissional qualificado na área para ficar responsável por acompanhar o desenvolvimento do jovem em sua jornada e verificar se ele está recebendo tudo o que é preciso para ajuda-lo por esse caminho.
Requisitos para ser m Jovem Aprendiz
Para poder se torar um Jovem Aprendiz é necessário cumprir com algumas exigências feita pela Lei de Aprendizagem. Sendo assim para fazer parte do processo seletivo é preciso ter entre 14 a 24 anos de idade, estar cursando ou já ter concluído os estudos, ser um jovem dedicado e ter vontade de aprender, possuir disponibilidade de horários para cumprir uma carga horaria diariamente e etc.
Vale lembrar também que além desses requisitos feito pela lei de Aprendizagem as empresas contratantes também podem fazer algumas exigências. No caso de pessoas com necessidades especiais o limite de idade não se encaixa.
Sendo assim, caso seu perfil atenda aos requisitos acima você está apto para se candidatar e fazer parte do Programa Jovem Aprendiz onde terá a oportunidade de se tornar uma grande profissional.
Benefícios Atribuídos ao Jovem Aprendiz
Assim que o Jovem é contratado ele automaticamente tem direito a alguns benefícios que são assegurados por lei, e é importante conhecer alguns deles.
- Salário de acordo com a função exercida;
- Vale refeição ou vale alimentação;
- Férias remuneradas;
- Registro em carteira;
- 13° Salário;
- FGTS;
- Vale transporte.
Como se candidatar para o Jovem Aprendiz?
Atualmente muitas empresas disponibilizam vagas anualmente e maioria dessas vagas é possível encontrar no site oficial de cada empresa ou se caso preferir pode estar levando o currículo pessoalmente. Vale lembrar que em ambos os casos é necessário estar com alguns documentos como sua identidade, carteira de trabalho, CPF, comprovante de residência, entre outros.
Após realizar isso basta somente aguardar que caso você for selecionado a empresa entrará em contato.
Empresas que fazem parte do Jovem Aprendiz Brasil
Hoje me dia muitas empresas aderiram ao Programa de Aprendizagem e todos os dias buscam por jovens que sonham em fazer parte do mercado de trabalho. É exigido pela Lei de Aprendizagem que essas empresas tenham de 5% a 15% de jovens em seu quadro de funcionários. Sendo assim, existem diversas chances de dar início em sua jornada. Portanto conheça algumas empresas que disponibilizam oportunidades para Jovem Aprendiz.
- Jovem Aprendiz Coca Cola;
- Correios Jovem Aprendiz;
- Jovem Aprendiz Americanas;
- Jovem Aprendiz Detran;
- Jovem Aprendiz Petrobras;
- Jovem Aprendiz Itaú.
Portanto, essas são algumas das empresas que disponibilizam vagas de emprego para Jovem Aprendiz. Lembrando que o objetivo é de ajudar jovens em seu crescimento profissional no mercado de trabalho. Vale lembrar também que o programa de aprendizagem incentiva o jovem a estudar. Sendo assim, ele pode trabalhar e não precisa deixar os estudos de lado.
Sendo assim, se você é jovem e não possui experiência, mas deseja dar início em sua jornada profissional saiba que o Programa Jovem Aprendiz é a opção ideal para você. Então não perca tempo comece hoje mesmo sua carreira de sucesso. Boa sorte!