Atualmente PIS E PASEP são basicamente dois tipos de fundos de proteção que tem como objetivo ajudar colaboradores que atuam de carteira assinada.
Contudo, grande parte dos trabalhadores não sabem ou não conhecem esses tipos de benefícios, sendo que todo cidadão deve ter o conhecimento de todos os seus direitos.
Antes de mais nada, vale lembrar que é uma responsabilidade do empregador explicar de forma mais clara sobre o PIS E PASEP ao trabalhador.
O que significa PIS E PASEP?
PIS
Desenvolvido em 7 de setembro de 1979 o Programa de Integração Social mais conhecido como PIS, veio com o intuito de auxiliar diversos trabalhadores a terem uma formação profissional.
Esse tipo de fundo só pode ser solicitado em algumas ocasiões como por exemplo caso o trabalhador se aposentar, caso possuir alguma doença grave, for portador de alguma deficiência e entre outras ocasiões.
Vale lembrar que, caso o trabalhador venha a falecer, o saque do PIS fica responsável pelos seus familiares.
PASEP
Criado em 3 de dezembro de 1979 o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público mais conhecido como PASEP, tem como objetivo ajudar os servidores públicos.
Além disso, o PASEP é considerado um fundo Integrado ao PIS.
Basicamente é viável dizer que PIS E PASEP possuem os mesmos objetivos, contudo, ainda sim é de extrema importância saber mais sobre ambos os benefícios voltado aos trabalhadores.
Como PIS E PASEP funcionam?
Mesmo com diversas informações algumas pessoas ainda ficam com uma certa dúvida voltada ao PIS E PASEP.
Atualmente o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao trabalhador mais conhecido como CODEFAT, desenvolveu um calendário para que a Caixa Econômica Federal pudesse se organizar e realizar o pagamento de ambos os fundos.
Além disso, você deve atuar no mínimo 5 anos de carteira assinada no mercado de trabalho e receber menos de 2 salários mínimos para ter direito ao Abono.
Quem pode realizar o saque do PIS E PASEP?
Antes de mais nada, para saber se você tem direito ao PIS você pode escolher entre essas opções e fazer sua consulta:
1- Baixar o aplicativo da Caixa em seu aparelho celular;
2- Acessar o Site da Caixa Econômica Federal;
3- Ligar diretamente para a Central de Atendimento da Caixa no número 0800-726-0207;
4- Ir até a Superintendência Regional do Trabalho mais próxima a sua localidade.
Já no caso do PASEP é necessário acessar o site do Banco do Brasil e verificar se você tem direito a esse tipo de fundo. Entretanto, se caso preferir pode estar ligando para a central de atendimento nos números:
- 4004-001 (Capitais e Regiões Metropolitanas);
- 0800-729-000 (Demais Localidades);
- 0800-729-0088 (Caso for deficiente auditivo).
Como realizar o saque do PIS?
Para efetuar o Saque do PIS é preciso ter o Cartão Cidadão, na qual, com o mesmo é possível fazer saques em caixas eletrônicos da Caixa. Além disso, também é necessário atuar em uma empresa privada.
Se você for correntista da Caixa e estiver em dia com o Banco o fundo pode ser depositado direto em sua conta!
Como realizar o saque do PASEP?
Para efetuar o saque do PASEP é necessário ser um servidor público, deste modo, basta somente ir até uma agência do Banco do Brasil e realizar o saque.
Além disso, se você for um correntista e estiver em dia com o Banco o fundo pode ser depositado direto em sua conta!
Por fim, se caso ainda surgir algum tipo de dúvida é só ligar para a Central de Atendimento por meio dos números citados anteriormente!