Aguarde...
Avançar para o conteúdo

Consultar PIS pelo CPF: passo a passo completo 

    O PIS (Programa de Integração Social) é número de identificação que todo trabalhador que atua de carteira assinada possui.  

    Esse número é essencial para que os colaboradores tenham acesso a alguns benefícios como o seguro-desemprego e abono salarial. Além disso, facilita também o acesso ao FGTS (Fundo de Garantia por tempo de Serviço).  

    Você é um desses trabalhadores que atua de carteira assinada e ainda não sabe como consultar seu abono salarial do PIS/PASEP? Confira por meio deste artigo o passo a passo de como consultar PIS pelo CPF de maneira simples e rápida. 

    O que é o PIS? 

    O Programa de Integração Social, mas conhecido pelas siglas PIS é um programa desenvolvido pelo governo com o intuito de proporcionar a adaptação do colaborador no desenvolvimento da empresa incentivar o fortalecimento da relação entre o setor privado e o colaborador. 

    Mensalmente empresas do setor privado depositam um valor de contribuição em um fundo ligado ao PIS, e os colaboradores têm direito de resgatar essas cotas.  

    Vale lembrar que quando você é registrado no primeiro emprego um número do PIS é gerado pra você. 

    Aprenda como consultar PIS pelo CPF 

    Antes de mais nada, vale destacar que existem diversas maneiras para consultar seu PIS pelo CPF. Sendo assim, confira as opções a seguir:  

    1. Meu INSS

    Se você deseja ter facilidade na hora de consultar seu PIS saiba que essa é uma das formas mais simples, além de ser a mais rápida, pois, você faz tudo do conforto de sua casa.  

    Para isso, basta somente acessar o site Meu INSS, agregado ao gov.br e efetuar o acesso informando seu CPF e senha. Assim que clicar na opção “Meu Cadastro” você poderá ver o número do NIT, que é o mesmo do PIS.  

    1. Ligando para uma Agência da Caixa

    Outra maneira é por meio do telefone da Caixa Econômica Federal – 0800-726-0207. Esse número é exclusivo para tratar sobre assuntos referentes ao PIS e fica disponível 24 horas, 7 dias por semana. 

    O atendimento humano funciona apenas de segunda a sexta-feira a partir das 8h até as 21h. Já aos sábados o atendimento é das 10h às 16h.  

    1. Por meio de uma Agência Física da Caixa

    Se caso preferir pode estar indo pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal e levar um documento original com foto e também seu CPF. 

    1. Lotéricas

    As lotéricas também são uma opção para quem deseja saber se tem direito ao PIS. Sendo assim, basta somente levar seu CPF e também o cartão cidadão.  

    5- Caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal.  

    Através dessa opção o trabalhador tem a opção de consultar e sacar o PIS.  

    Sobretudo, vale lembrar que para poder consultar o PIS é preciso estar registrado no programa. Você também pode consultar o número do seu PIS em alguns documentos como por exemplo a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e cartão cidadão. 

    Como realizar o saque do PIS? 

    Bom pra quem ainda não sabe o pagamento do abono salarial PIS é efetuado pela Caixa e o trabalhador tem a possibilidade de sacar o abono de diferentes formas. Confira logo abaixo: 

    • Aplicativo Caixa Tem; 
    • Caixa Econômica Federal; 
    • Lotéricas; 
    • Internet Banking da Caixa. 

    O saque do abono salarial e do PIS são os mesmos? 

    Não, o abono salarial e o PIS são programas distintos que possuem condições de elegibilidade diferentes. por mais que os dois sejam supervisionados pela Caixa Econômica Federal. 

    Como citamos, o PIS é voltado para colaboradores do setor privado registrados no programa e que estão em conformidade com os requisitos.  

    Portanto, caso o trabalhador tiver direito aos dois benefícios poderá solicitar o saque de ambos separadamente.